Ipiaú: Moradores esperam o retorno da tradicional Festa de São Roque

Evento que já reúnia uma tradição de mais de vinte anos, o Show de Calouros de Ipiaú mais uma vez não aconteceu.

Evento que já reúnia uma tradição de mais de vinte anos, o Show de Calouros de Ipiaú mais uma vez não aconteceu.

Uma das mais importantes festas da região movimenta a cidade de Ipiaú quando é comemorado no mês de agosto o padroeiro do município, que é São Roque. Moradores e pessoas que visitam a cidade para prestigiar o evento lotam a Praça Rui Barbosa e o clima no local é de grande alegria. As comemorações tiveram início na década de 40, quando Rafael Sampaio e seus amigos, Celso Barreto, Filadelfo Souza, Protógenes Jaqueira, Marques Filhos, Salvador da Mata e outros, decidiu promover uma grande homenagem ao nosso Santo Padroeiro São Roque, realizando uma grande festa de caráter religioso. Foi nessa integração que surgiu o chamado “pseudoprofano”. Esse marco histórico celebra o grande momento de fé e de alegria em torno do padroeiro. Mas foi com Hildebrando Nunes Rezende que as festividades cresceram e posteriormente com João Araújo foi criado o Programa de Calouros.

Foto: Plural Ipiaú

Apesar dessa imensa representação de religiosidade ao longo dos anos a festa vem sendo enfraquecida para a tristeza dos devotos do santo padroeiro São Roque. Alguns poucos adeptos da festa estão querendo promover a separação da alegria do sagrado. Um dos aspectos que querem acabar é com a tradicional Festa dos Calouros, tradição da cidade de Ipiaú.

Foto: Plural Ipiaú

“Não teve Show de Calouros por falta de vontade por parte da prefeitura e da igreja. Estive com o prefeito Deraldino dia 21 de julho, falei com o secretário Dino. Todos disseram que estava marcado. Três dias depois havia uma senhora na prefeitura de nome Neide que me disse não ser viável realizar o Show de Calouros no praça. Até me falaram em fazer na Rua da Brasilgás, mas ali não dá”, comentou.

Bastante indignado, João citou a estrutura que estava montando para fazer o evento este ano:

Bastante indignado, João citou a estrutura que estava montando para fazer o evento este ano: “Eu estava com trinta candidatos inscritos, da zona rural, de cidades vizinhas. Sempre contei com o comércio local mas novamente eu fiquei espezinhado este ano pelas autoridades. Para o Festival do Chocolate fecharam a praça Rui Barbosa toda e também para os skatistas e porque não fizeram o mesmo para o nosso evento? Espero que o novo prefeito ou nova prefeita olhem mais para a setor de cultura de Ipiaú”, desabafou. ( pluralipiau.com.br)

 

Leia também

WhatsAppLinkedInGoogle+Outlook.comGoogle GmailEmailPrint

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *