Ipiaú: Embasa combate ligações clandestinas no bairro Irmã Dulce

Ação da embasa, com o apoio da polícia, foi realizada no bairro Irmã Dulce (Fotos: Reprodução)

Em operação conjunta com a Polícia Militar do 55º CIPM, a Embasa promoveu, na última segunda-feira (11),  ação de combate a ligações clandestinas (“gatos”) de água e ligações com desvio no hidrômetro (“by-pass”), no Bairro Irmã Dulce. Segundo informou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento, foram verificados 01 hidrômetro e cinco ligações clandestinas que atendiam as residências e irrigavam hortas e plantações de bananeiras, cana-de-açúcar, coqueiros e outras culturas. Conforme a embasa, uma das ligações abastecia uma área equivalente a 3.750m2.
“O desperdício era de tamanha proporção que era possível ouvir, como se houvesse uma nascente no interior de alguns lotes”, disse um funcionário. Diante do flagrante, um dos responsáveis foi conduzido e registrado Boletim de Ocorrência, além de retirados todos os ramais clandestinos. Foram aplicadas multas e a estimativa era de que cerca de 3.893m³ eram desviados mensalmente.
Segundo a gerente do Escritório Local, Engª Adanete Oliveira, este deve ser um trabalho de ações contínuas, que tem como objetivo promover a regularização dos consumidores não cadastrados e coibir futuros infratores. Fraudes como estas prejudicam a continuidade do abastecimento e acarreta prejuízo ambiental, uma vez que, quem não paga pelo consumo da água, promove desperdício de grandes volumes.

Leia também

WhatsAppLinkedInGoogle+Outlook.comGoogle GmailEmailPrint

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *