Ipiaú:Palestras trouxeram esclarecimentos sobre o sistema de transparência da Câmara

Vereadores, assessores  e servidores da Câmara Municipal de Ipiaú, além de outras pessoas, acompanharam com atenção às palestra proferidas, na manhã  da ultima quarta-feira, 13, no Salão do Plenário,  com os temas  Portal da Transparência e Lei de Acesso à Informação. O evento teve como principal objetivo o esclarecimento de duvidas quanto ao acesso às duas ferramentas virtuais.

Os palestrantes foram o técnico em informática, Pablo dos Reis Santos,   o contador Nilson Almeida e o controlador interno da Câmara, Eduardo Nascimento,mais conhecido como “Catalão”.

Com muita precisão e clareza Pablo Santos explicou como funciona o site da Câmara que contem o Diário Oficial e outras informações referentes ao Poder Legislativo veiculados pela ferramenta. Na oportunidade ele respondeu algumas perguntas da platéia que se mostrou  interessada na abordagem.

Por sua vez, Nilson Almeida demonstrou como funciona o acesso ao Sistema de Fiscalização do TCM ( e-TCM/Ba ), implantado pelo TCM em 2016, com o objetivo de aumentar a transparência de todas as entidades publicas municipais (Prefeituras, Câmaras, Fundos e Autarquias) , permitindo que qualquer cidadão que tenha acesso a rede de internet acompanhe como os gestores estão aplicando as verbas publicas exercendo assim o direito da cidadania, fiscalizando e denunciando quando cabível.

O  Controlador Interno da Câmara, Eduardo Nascimento (Catalão) também fez uso da palavra,  lembrando  que a Câmara Municipal de Ipiaú sempre prezou pela transparência, veiculando seus atos em diversas plataformas, inclusive tendo sido pioneira na região no que se refere ao Portal da Transparência. Ele destacou  que com as novas ferramentas de consulta o papel de fiscalizar a aplicação do dinheiro público passa a ser de todos e não só dos vereadores e do TCM como antes

Com a implantação do site, a Câmara agilizou a  digitalização de toda documentação contábil, administrativa, jurídica e legislativa da casa tornando-as  de fácil acesso para o publico.

As  sessões plenárias semanais      são transmitidas ao vivo pelo site da Câmara e outros  canais da mídia eletrônica e virtual.

O Portal da Transparência está inserido no site da Câmara e para acessá-lo é só digitar o endereço: www.camaradeipiau.ba.gov, nele tem um link direto para a ferramenta e-TCM com seus itens. A ferramenta contém informações contábeis, jurídicas e financeiras, como a folha de pagamento, contratos com fornecedores, licitações; legislações, contas públicas e outros detalhes.

JoséAmérico Castro/ASCOM-Câmara de Ipiaú

Leia também

WhatsAppLinkedInGoogle+Outlook.comGoogle GmailEmailPrint

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *