Ipiaú: Secretaria de Saúde intensifica ações de diagnóstico e prevenção às hepatites virais

Em Ipiaú, o mês de julho será dedicado à prevenção das hepatites. A Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura, está promovendo uma série de ações voltadas para a prevenção e diagnóstico da doença durante a campanha Julho Amarelo. As atividades iniciaram no dia 01/07 e seguem até o dia 30/07. Em parceria com o Grupo Nova Vida, estão sendo disponibilizados testes rápidos para Hepatites B e C, Sífilis e HIV, além do oferecimento gratuito de vacinas, preservativos e palestras nas Unidades de Saúde, das 8 às 16h.

No país, milhões de pessoas são portadoras do vírus de tipo B e C e não sabem, por isso a extrema importância da testagem e conscientização sobre o tema. Tanto a Hepatite B quanto a C podem ser transmitidas de diversas maneiras, inclusive através de relações sexuais sem proteção e compartilhamento de utensílios como agulhas. O Julho Amarelo foi implementado pelo Ministério da Saúde para ser o mês de conscientização, prevenção e combate às Hepatites Virais.

O objetivo da campanha é ofertar ações educativas e preventivas com ênfase na prevenção das hepatites. A campanha é voltada para a população em geral e são prioridades aqueles que fizeram cirurgias, transplantes ou receberam transfusão de sangue antes de 1994, além dos que têm tatuagens e piercings. A Secretária de Saúde Meirinha Silva, destaca a relevância da campanha, que é realizada nacionalmente: “Nosso objetivo é despertar na comunidade a importância da prevenção para as hepatites, já que existem vários tipos, algumas inclusive mais graves”, frisou. *ASCOM/Prefeitura de Ipiaú

Leia também

WhatsAppLinkedInGoogle+Outlook.comGoogle GmailEmailPrint

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *